No passado dia 25 de Janeiro, contamos com a presença do Sr. Manuel Almeida na nossa aula de A.P.
O Sr. Almeida tem 61anos de idade e é voluntário já há 20 anos, foi , até à pouco tempo o coordenador do grupo de voluntariado do Hospital do Barlavento Algarvio, sendo que, desde o dia 20 de Dezembro de 2007 que assumiu a função de presidente da Casa da Nossa Senhora da Conceição, em regime de voluntariado. Com efeito, é de notar que este Sr., começou a praticar actos de voluntariado desde muito novo, influenciando também outras pessoas para esta prática e, assim, consegui fundar algumas associações de cariz social, como é o caso da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio (1989).
Quando perguntamos ao Sr. Almeida qual era o significado do Voluntariado, este respondeu que tudo começou com “a caridade, que evoluiu para solidariedade e agora é o voluntariado”. Para Manuel Almeida “o voluntariado é servir a comunidade e estar ao serviço do próximo”, e segundo este, todos nós (humanidade) temos capacidade para nos tornarmos voluntários, pois é algo que “está na nossa génese”. Contudo, afirma que “ falta o estimulo para despertar a nossa génese voluntária”, “falta a moda” do voluntariado.
Por fim o Sr. Almeida sublinhou que quer na nossa vida, quer no voluntariado, “ o que é fácil, já está feito”, “ o que é difícil, faz-se já” e “o que é impossível, vamos tentar fazer”.